+351 21 099 3499 geral@around-parallel.pt

Aldeias de Xisto – Pitorescos refúgios na Serra da Lousã

No interior do país, distribuídas pela Região Centro, encontram-se as encantadoras Aldeias de Xisto. Na sua maioria, escondidas por entre a vegetação da Serra da Lousã, num autêntico tesouro paisagístico. Apenas a dois quilómetros da Lousã, surge o pequeno Santuário e a Ermida da Nossa Senhora da Piedade.

Bem perto, ergue-se o Castelo da Lousã um dos melhores exemplares da construção em Xisto, pedra em grande abundância na região, que foi também aplicada nas pequenas aldeias que surgem ao longo da serra, numa harmonia de tons que se confundem com a paisagem natural.
Percorrendo a estrada nacional N236, descortinasse Candal. Á primeira vista, esta aldeia ilude os seus visitantes, e como um mistério desvenda-se por entre as suas ruelas ingremes. Antes de prosseguir viagem, prove alguns dos deliciosos produtos regionais na pequena Loja Aldeias do Xisto.

As encantadoras Aldeias de Xisto

Através de um pequeno desvio, alcança-se Cerdeira, um autêntico lugar de inspiração artística onde são criadas inúmeras peças de artesanato em madeira e xisto.
Em Talasnal perca-se por entre rua labirínticas onde o tempo parou e cada detalhe deslumbra pela sua beleza. Nas proximidades, Casal Novo e Chiqueiro são outros dois exemplares genuínos de uma vivencia tranquila e em ligação com a Natureza. Já em Gondramaz, desvende a história por detrás das esculturas e curiosos dizeres que se revelam pela rua principal da aldeia.

Além da riqueza histórica presente nas Aldeias de Xisto, a Serra de Lousã é também um destino de descoberta da Natureza, através dos inúmeros percursos pedestres e em BTT, pausas refrescantes nas várias praias fluviais com as Fragas de São Simão e no Alto de Trevim, o ponto mais elevado a 1200 metros de altitude a paisagem é simplesmente incrível!

Casas Férias Aldeias de Xisto Lousã

Alojamento Aldeias de Xisto Gondramaz Miranda do Corvo

A aldeia do Gondramaz situa-se a cerca de 9km da vila de Miranda do Corvo. Ao chegar à aldeia para além da paisagem de cortar a respiração.
Gondramaz sempre fora uma aldeia de artesãos com hábeis mãos que criaram esculturas magníficas e carismáticas que perduram até aos dias de hoje, e conhecidas por muitos, nomeadamente o artesão Carlos Rodrigues e posteriormente Manuel Rosa. Se tomar atenção há várias esculturas espalhadas pela aldeia, bem como nas próprias paredes exteriores das casas onde estas foram também gravadas.

Alojamento Aldeias de Xisto Vale do Ninho, Ferraria de São João

Temos disponíveis três casas para aluguer, após um demorado e cuidado trabalho de reconstrução. Têm diferentes tipologias, sendo dois estúdios e uma villa independentes com kitchenette, com capacidades de maximas de 3, 4 ou 5 pessoas (total de 12 pessoas). Existe possibilidade de interligação interna de duas delas resultando numa casa com capacidade para 7 pessoas.

Alojamento Aldeias de Xisto Cerdeira Lousã

O alojamento na aldeia de xisto da Cerdeira é feito em nove casas tradicionais de xisto, remodeladas de forma sustentável garantindo, assim, um excelente conforto aos nossos visitantes. Uma construção ecológica num ambiente natural paradisíaco. Os espaços exteriores da nossa bela aldeia de xisto da Cerdeira têm vistas maravilhosas sobre a serra da Lousã. As nossas casas de xisto estão equipadas para estadias de longa-duração.

Ainda não encontrou o local para as suas férias?
Diga-nos que nós encontramos