+351 21 099 3499 geral@around-parallel.pt
ALDEIAS DE XISTO

Aldeias do Xisto e Dornes – Rios Zêzere e Tejo

17 a 18 julho e 18 a 19 de Setembro 2021

Venha descobrir lendas e tradições seculares em algumas das mais sublimes Aldeias de Xisto de Portugal. Da tecelagem ao bordado, desfrute ainda de incríveis cenários através de um passeio de barco pelo rio Zêzere em Dornes, uma paragem com vista para o Castelo de Almourol e uma agradável caminhada pelo Passadiço de Alamal, junto ao rio Tejo. Uma viagem imperdível!

1º DIA [SÁBADO] – ALCOBAÇA/CONDEIXA-A-NOVA/CONVENTO DE SANTA MARIA DE SEMIDE/ AIGRA NOVA/JANEIRO DE CIMA/CASTELO BRANCO

Encontro junto ao Mercado Municipal de Alcobaça às 08h00 (Rua Dr. Brilhante, em frente à Farmácia Magalhães). Saída em direção à Condeixa-a-Nova para uma visita a Casa-Museu Fernando Namora, onde poderá conhecer a vida e obra desta figura das letras e artes portuguesas. De seguida, visita ao Convento de Santa Maria de Semide, originário do século XII de Ordem Beneditina. Partida em direção à aldeia de Xisto – Aigra Nova onde nos deliciaremos com um manjar da aldeia completo de pratos típicos regionais. Continuação até à Aldeia de Janeiro de Cima, onde visitaremos a Casa das Tecedeiras e experienciaremos a técnica milenar do tear. Partida em direção a Castelo Branco. Jantar e alojamento no Hotel Rainha D. Amélia 4* ou similar.

2º DIA [DOMINGO] – CASTELO BRANCO/BELVER/ALMOUROL/DORNES/ALCOBAÇA

Após Pequeno-almoço no hotel, visita ao Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco onde poderemos ver as bordadeiras em ação. Saída para a encantadora povoação de Belver. Desfrute de uma agradável caminhada pelo Passadiço de Alamal, junto a margem direita do Rio Tejo. Em seguida, visite o único Museu do Sabão, que recupera a história dos saboeiros de Belver. Partida para Almourol e almoço em restaurante local. De tarde, seguimos em direção a Dornes, uma simpática vila conhecida como a “Península Encantada”, onde se encontra a emblemática torre pentagonal dos Templários. Passeio a pé pelo centro da vila e breve passeio de barco pelo rio Zêzere, apreciando as deslumbrantes paisagens naturais. Regresso ao local de partida em Alcobaça.

Preço por pessoa em quarto duplo (Grupo máximo de 20 participantes): 190,00 Eur

Suplemento SGL – 23,00€

SINALIZAÇÃO AQUANDO DA INSCRIÇÃO DE 60,00 Eur E LIQUIDAÇÃO TOTAL, 15 DIAS ANTES DA PARTIDA.

Preço inclui: Transporte em autocarro de turismo para o percurso indicado; Seguro de assistência em viagem; Guia acompanhante durante toda a viagem; Alojamento previsto no hotel indicado ou similar; Regime de pensão Completa, desde o almoço do 1º dia até ao almoço do último dia com bebidas incluídas (água e 1/4 vinho por pessoa); Entradas: Convento de Santa Maria de Semide, Centro de Interpretação do Bordado, Museu do Sabão, Passeio de barco no rio Zêzere com duração de cerca 20 minutos; IVA e taxas em vigor.

Preço não inclui: Serviço de bagageiros; Entradas e atividades que não constem no “preço inclui”; Despesas de carácter pessoal ou outros serviços não mencionadas no programa.