+351 21 099 3499 geral@around-parallel.pt

Estrada Nacional 2 – De Abrantes a Chaves

15 a 17 de outubro

A mais longa estrada de Portugal percorre fantásticas paisagens, desde as ondulantes montanhas de Trás-os-Montes e das Beiras, ao Algarve. Neste percurso, descobriremos os singulares socalcos do Douro com as suas estradas serpenteantes e o Centro de Portugal… Iremos percorrer alguns dos mais belos Miradouros do país, sempre apreciando a gastronomia local.“ Venha daí!

1º DIA [6ª feira] – ALCOBAÇA / ABRANTES / PENEDO FURADO / VILA DE REI / PEDROGÃO GRANDE / PICHA / GÓIS / COIMBRA

Encontro junto ao Mercado Municipal de Alcobaça (Rua Dr. Brilhante, em frente à Farmácia Magalhães), às 07H30. Saída com destino a Abrantes e tempo livre no centro histórico. Continuação para a região de Vila de Rei, mais precisamente para os Passadiços do Penedo Furado. Passeio a pé desde a Praia Fluvial até à Cascata, dois dos tesouros naturais mais bonitos do Centro de Portugal. Almoço na região. De tarde, visita ao Picoto da Melriça, onde se encontra o Centro Geodésico de Portugal. Do alto dos seus 600 metros, somos brindados com paisagens verdadeiramente esmagadoras e em dias de boa visibilidade, é possível avistar a Serra da Lousã e a Serra da Estrela. Continuação para Pedrogão Grande, onde nos espera a bonita Albufeira da Barragem do Cabril, seguindo a Nacional 2 em direção a Góis e atravessando uma parte da Serra da Lousã. Breve paragem na aldeia de Picha, de invulgar toponímia. Trocadilhos e piadas são habituais quando a conversa é o nome da terra e os pichenses não se importam e até gracejam. Continuação para Coimbra, com passagem em Góis, famosa pela imponente Ponte Real, sobre o rio Ceira. Jantar e alojamento em hotel 3*.

2º DIA [Sábado] – COIMBRA / CASTRO D’AIRE / PORTAS DE MONTEMURO / LAZARIM / SANTA MARTA DE PENAGUIÃO / VILA POUCA DE AGUIAR

Após o pequeno-almoço, breve visita da bela cidade de Coimbra. A viagem prossegue para Castro Daire, onde conheceremos o centro histórico, com destaque para a imponente Igreja Matriz, cuja construção ter-se-á iniciado no final do séc. XVII, início do século XVIII, vindo substituir uma igreja medieval dedicada a S. Pedro. Almoço na região. A viagem prossegue para Lazarim, com um desvio para conhecer as Portas de Montemuro, um dos locais mais belos desta região, talvez das serras mais desconhecidas de Portugal. A estrada até lá é cénica e as paisagens são de cortar a respiração! Chegada à castiça aldeia de Lazarim, onde se celebra um dos Entrudos mais genuínos de Portugal, cuja estrela são as máscaras em madeira de amieiro, feitas por artesãos da aldeia. Para além da incontornável visita ao Centro Interpretativo da Máscara Ibérica, destaque, ainda, para a Igreja Paroquial, o Solar de Lazarim, o Pelourinho, as Azenhas da Ribeira e a sua Ponte Medieval. A viagem prossegue rumo a Santa Marta de Penaguião, mas aqui faremos um pequeno desvio até ao Miradouro São Leonardo de Galafura. Situado a 640 metros de altura, nas imediações da aldeia de Covelinhas, este miradouro vai brindar-nos com uma das vistas panorâmicas mais esmagadoras de todo o Douro Vinhateiro. O segundo dia pela Estrada Nacional 2 termina em Vila Pouca de Aguiar. Jantar e alojamento no hotel.

3º DIA [Domingo] – VILA POUCA DE AGUIAR / CHAVES / SANTA CRUZ DO DOURO / ALCOBAÇA

Após pequeno-almoço no hotel, saída para Chaves e visita da cidade. Destaque para a Ponte de Trajano (a milenar Ponte Romana sobre o rio Tâmega), o Castelo de Chaves e a Rua Direita, uma das ruas mais castiças de Portugal. Partida de Chaves, junto ao lendário marco que sinaliza o Quilómetro Zero da EN2 para Santa Cruz do Douro onde, na envolvência dos vales profundos do Douro, se encontra a Casa de Tormes – Casa-Museu de Eça de Queiroz. Visita do espaço mítico da obra e da vida de Eça de Queiroz, que serviu de cenário a obras tão emblemáticas como “A Cidade e as Serras” e “A Ilustre Casa de Ramires”. Almoço no restaurante da Fundação. Após o agradável e delicioso repasto, viagem de regresso a Alcobaça.

Preço por pessoa em quarto duplo (Grupo máximo 20 participantes): 375,00 Eur

Suplemento para quarto individual: 51,00 Eur

Sinalização aquando da inscrição de 125,00 eur e liquidação total 15 dias antes da partida.

Preço inclui: Transporte em autocarro de turismo para o percurso indicado; Seguro de assistência em viagem; Guia acompanhante durante toda a viagem; Alojamento em hotéis de 3 estrelas; Regime de pensão Completa, desde o almoço do 1º dia até ao almoço do último dia com bebidas incluídas (água e 1/4 vinho da casa por pessoa); Entrada na Casa Museu Eça de Queirós; IVA e taxas em vigor.

Preço não inclui: Serviço de bagageiros; Entradas e atividades que não constem no “preço inclui”; Despesas de carácter pessoal ou outros serviços não mencionadas no programa.