+351 21 099 3499 geral@around-parallel.pt

Estrada Nacional 2 – De Ponte de Sor a São Brás de Alportel

30 outubro a 1 novembro 2021

Conheça o interior de Portugal, percorrendo a Estrada Nacional 2 por entre singulares paisagens. De parques ecológicos, a miradouros e património histórico, terá também, oportunidade de apreciar “cante alentejano” ao vivo e conhecer antas megalíticas. Um itinerário perfeito para descobrir a cultura e a paisagem do nosso país em toda a sua autenticidade.

1º DIA [Sábado] – ALCOBAÇA / PONTE SOR / MONTARGIL / MORA / BROTAS / CIBORRO / MONTEMOR- O- NOVO / ANTA DE SÃO BRISSOS / ÉVORA

Encontro junto ao Mercado Municipal de Alcobaça (Rua Dr. Brilhante, em frente à Farmácia Magalhães) pelas 07H00. Saída com destino a Ponte de Sor (visita ao painel de cortiça com a imagem de José Saramago) e à EN2, para percorrer um dos troços mais bonitos do dia até à Barragem de Montargil. Seguiremos em paralelo com a albufeira, muitas vezes a estrada é ladeada por frondosas árvores que formam como que um túnel natural. Chegada ao Parque Ecológico do Gameiro, para um passeio a pé nos Passadiços, desde a Praia Fluvial, junto ao tranquilo Rio Raia e podendo avistar aves como garças reais, guarda-rios, ou gaios. Almoço na região. Passagem por Mora, seguindo pela EN2 até Montemor-o-Novo, com uma breve paragem na castiça aldeia de Brotas (Santuário de Nossa Senhora de Brotas). Na aldeia de Ciborro, encontra-se o marco que assinala o Km 500 da EN 2 e em Montemor-o-Novo, terá tempo livre para apreciar a Praça da República, ou as impressionantes ruínas do Castelo onde, reza a história, terá sido ultimada a Travessia Marítima para a Índia de Vasco da Gama. Seguimos, então, para a Anta-Capela de Nossa Senhora do Livramento, também conhecida por Anta de São Brissos, um dos monumentos megalíticos mais sui generis de Portugal. O dia termina em Évora. Jantar e alojamento em hotel 3*.

2º DIA [Domingo] – ÉVORA / ALCÁÇOVAS/ ALVITO/ VIDIGUEIRA / FERREIRA DO ALENTEJO / CASTRO VERDE

Após o pequeno-almoço, saída para uma breve visita de Évora, cidade Museu, conhecida pelo seu património monumental reconhecido pela UNESCO. Breve passeio a pé pelo centro histórico para conhecer as principais atrações: o Templo romano, a Praça do Giraldo, a Igreja de S. Francisco, o Jardim Municipal com o Antigo Paço de D. Manuel. Continuamos para a vila de Alcáçovas, onde se encontra o histórico Paço dos Henriques que serviu de residência real no século XIV e onde foi assinado o Tratado de Alcáçovas em 1479, colocando fim à Guerra de Sucessão de Castela. Almoço na caraterística vila de Alvito, com uma divertida imersão na cultura alentejana através do Cante Alentejano, agora Património Imaterial da Humanidade. Saída para a Vidigueira onde conheceremos a Adega Cooperativa, incluindo prova de vinhos. Continuação da viagem para Ferreira do Alentejo que tem, como monumento mais icónico, a cilíndrica Capela do Calvário. A viagem prossegue até à histórica vila de Castro Verde, com a imponente Basílica Real da Nossa Senhora da Conceição. Jantar e alojamento em hotel 3*.

3º DIA [2ª feira] – CASTRO VERDE / ALMODÔVAR / AMEIXIAL / SÃO BRÁS DE ALPORTEL / ALCOBAÇA

Após o pequeno-almoço, saída para Almodôvar, para um adeus às planícies alentejanas. Os “vertiginosos” 60 km que separam Almodôvar e São Brás de Alportel são inclusivamente um dos troços mais épicos da Estrada Nacional 2, tendo sido classificados como Rota Património em 2003. Passagem na pacata e típica aldeia de Ameixial, autêntico miradouro da Serra do Caldeirão, avistando uma grande quantidade de montes e vales, ricos em cortiça e em caça. Continuação para São Brás de Alportel, localizada entre a serra e o mar e detentora de um riquíssimo património histórico. Oportunidade, ainda, para desfrutar de umas fantásticas vistas sobre a Serra do Caldeirão e sobre a costa algarvia a partir do Miradouro do Alto da Arroteia. Almoço em restaurante local. Após a visita ao Museu do Traje do Algarve, viagem de regresso a Alcobaça.

FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS

Preço por pessoa em quarto duplo (Grupo mínimo 15 participantes): 373,00 Eur

Suplemento para quarto individual: 38,00 Eur

Atenção: Sinalização aquando da inscrição de 125,00 eur e liquidação total 15 dias antes da partida

Preço inclui: Transporte em autocarro de turismo para o percurso indicado; Seguro de assistência em viagem; Guia acompanhante durante toda a viagem; Alojamento em hotéis de 3 estrelas; Regime de Pensão Completa, desde o almoço do 1º dia até ao almoço do 3º dia com bebidas incluídas (água e 1/4 vinho da casa por pessoa); Cante Alentejano; Entrada no Paço dos Henriques e no Museu do Traje do Algarve, Visita com provas à Adega da Vidigueira; IVA e taxas em vigor.

Não Inclui: Serviço de bagageiros; Entradas e atividades que não constem no “preço inclui”; Despesas de carácter pessoal ou outros serviços não mencionadas no programa.